SOBRE O AEDES AEGYPTI

O Aedes aegypti é o mosquito transmissor de doenças como a dengue, a febre amarela, a febre chikungunya e o vírus zika. No Brasil, apenas em 2016 foram quase dois milhões de casos registrados dessas doenças. Combater a proliferação do mosquito é a principal maneira de evitar que mais casos ocorram. E você é o principal agente dessa luta.
COMO É O COMPORTAMENTO DO MOSQUITO?

O AEDES AEGYPTI É UM MOSQUITO MAJORITARIAMENTE DOMÉSTICO, QUE VIVE DENTRO OU AO REDOR DE ESPAÇOS FREQUENTADOS POR PESSOAS, COMO CASAS, ESCOLAS, COMÉRCIOS, ENTRE OUTROS. O PARASITA EVITA ÁREAS DE MATA NATURAL E SE ALIMENTA DE SANGUE HUMANO, ESPECIALMENTE AO AMANHECER E AO ENTARDECER.

QUAL É O PERÍODO DE INCUBAÇÃO DOS OVOS?

EM CONDIÇÕES FAVORÁVEIS, APÓS O ROMPIMENTO DO OVO, O MOSQUITO PODE ATINGIR A IDADE ADULTA NUM PERÍODO DE 7 A 10 DIAS, E VIVE EM MÉDIA DE 30 A 45 DIAS.

QUAL É O SEU CICLO DE VIDA?

O CICLO DE VIDA DO AEDES AEGYPTI É DIVIDIDO EM QUATRO ETAPAS ATÉ O DESENVOLVIMENTO COMPLETO DO MOSQUITO. DEPOIS DE COPULAR E DE SUGAR SANGUE NA PICADA, A FÊMEA ADULTA DEPOSITA OS OVOS NAS PAREDES DE RECIPIENTES COM ÁGUA LIMPA E PARADA. APÓS SETE DIAS, A LARVA CRESCE E VIRA PUPA. DOIS DIAS DEPOIS O MOSQUITO JÁ ESTÁ COMPLETAMENTE FORMADO.

QUANTAS PESSOAS ELE PODE INFECTAR?

UMA ÚNICA FÊMEA DO AEDES AEGYPTI PODE CONTAMINAR ATÉ 300 PESSOAS DURANTE SEU TEMPO MÉDIO DE 45 DIAS DE VIDA, PODENDO TER MAIS DE TRÊS CICLOS REPRODUTIVOS, NOS QUAIS SÃO PRODUZIDOS DE 60 A 120 OVOS.

QUAIS DOENÇAS ELE PODE TRANSMITIR?

A PICADA DO AEDES AEGYPTI PODE TRANSMITIR VÁRIAS DOENÇAS, MAS QUATRO SÃO AS MAIS COMUNS: A DENGUE, O ZIKA VÍRUS, A FEBRE AMARELA E A CHIKUNGUNYA.

Ciclo de Reprodução

O ciclo de vida do Aedes Aegypti dura cerca de 7 à 10 dias, contando do ovo à fase adulta.
  • 1 O mosquito costuma depositar os ovos em criadouros com água parada e limpa, como caixas d’água, garrafas e vasos de plantas.
  • 2 Os ovos, escuros e menores que um grão de areia, são depositados nas paredes dos criadouros.
  • 3 As larvas do Aedes aegypti vivem na água e são aproximadamente do tamanho da cabeça de uma agulha.
  • 4 Para se prevenir do mosquito, é importante verificar e eliminar possíveis criadouros toda semana.

Febre Amarela

A febre amarela é uma doença viral grave que, em alguns casos, pode levar à morte. O vírus é transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti, Haemagogus e Sabethes. A vacinação é uma forma de se proteger, mas também é preciso de evitar a proliferação dos mosquitos.
 
 

MITOS E VERDADES

PARA EVITAR A PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO, BASTA SECAR OS LUGARES ONDE HÁ ÁGUA PARADA?

MITO

NÃO BASTA APENAS SECAR OS RECIPIENTES, É NECESSÁRIO ESCOVAR AS PAREDES DO RESERVATÓRIO, POIS O OVO DO MOSQUITO PODE PERMANECER VIVO POR MAIS DE UM ANO SEM ÁGUA.
É VERDADE QUE O MOSQUITO SE REPRODUZ MAIS RÁPIDO NO CALOR?

VERDADE

SOB TEMPERATURAS MAIS ELEVADAS, O CICLO REPRODUTIVO DO MOSQUITO FICA MAIS CURTO E ELE SE REPRODUZ COM MAIOR VELOCIDADE. POR ESSA RAZÃO OS CASOS DE DENGUE AUMENTAM NO VERÃO.
QUEM JÁ TEVE DENGUE UMA VEZ NUNCA MAIS TERÁ A DOENÇA?

MITO

EXISTEM QUATRO SUBTIPOS DE VÍRUS DA DENGUE. ENTÃO, UMA PESSOA QUE JÁ TEVE A DOENÇA PODE SER CONTAMINADA COM OUTRA DAS VARIAÇÕES DO VÍRUS.
SE NÃO FOR DIAGNOSTICADA A TEMPO, A DOENÇA PODE LEVAR A PESSOA À MORTE?

VERDADE

SE A DENGUE FOR TIPO HEMORRÁGICA O QUADRO DO PACIENTE PODE PIORAR MUITO SE NÃO FOR DIAGNOSTICADO E TRATADO A TEMPO.
É VERDADE QUE APENAS A FÊMEA PICA?

VERDADE

SIM, SOMENTE A FÊMEA DO MOSQUITO PICA, POIS ELA PRECISA DAS PROTEÍNAS PRESENTES NO SANGUE HUMANO PARA AMADURECER SEUS OVOS.
O PERNILONGO COMUM TAMBÉM TRANSMITE ALGUMA DESSAS DOENÇAS?

MITO

NÃO, O PERNILONGO NÃO É VETOR TRANSMISSOR DE DOENÇAS VIRAIS. O AEDES AEGYPTI, RESPONSÁVEL PELA TRANSMISSÃO DE VÁRIAS DOENÇAS, ENTRE ELAS DENGUE, ZIKA VÍRUS, CHIKUNGUNYA E FEBRE AMARELA, É UM MOSQUITO DE HÁBITOS MAJORITARIAMENTE DIURNOS.
O TRATAMENTO CONTRA DENGUE É SÓ SINTOMÁTICO?

VERDADE

POR SE TRATAR DE UMA DOENÇA VIRAL, O TRATAMENTO MAIS EFETIVO É FOCADO EM NEUTRALIZAR OS SINTOMAS POR MEIO DA INGESTÃO DE LÍQUIDOS, DO REPOUSO E DO USO DE ANTITÉRMICOS.
O AEDES AEGYPTI SÓ TRANSMITE A DENGUE?

MITO

O AEDES AEGYPTI, ALÉM DA DENGUE, PODE TRANSMITIR VÁRIAS OUTRAS DOENÇAS, COMO O ZIKA VÍRUS, A CHIKUNGUNYA, E A FEBRE AMARELA.
QUALQUER PICADA DE MOSQUITO TRANSMITE A DOENÇA?

MITO

O MOSQUITO SÓ VAI TRANSMITIR DOENÇAS SE ESTIVER CONTAMINADO. ALÉM DISSO, CERCA DE 50% DAS PESSOAS PICADAS NÃO DESENVOLVEM A DOENÇA.
POSSO TOMAR QUALQUER REMÉDIO PARA TRATAR A DENGUE?

MITO

A ASPIRINA, POR EXEMPLO, É UM MEDICAMENTO A SER EVITADO, POR TER PROPRIEDADES QUE DIMINUEM A CAPACIDADE DE COAGULAÇÃO SANGUÍNEA. A DENGUE PODE LEVAR A COMPLICAÇÕES HEMORRÁGICAS, ENTÃO A ASPIRINA PODE PIORAR O CASO. PARTE DA COMUNIDADE MÉDICA TAMBÉM É CONTRA O USO DE PARACETAMOL, QUE, ASSIM COMO A DENGUE, TEM COMPONENTES QUE AFETAM O FÍGADO.
APÓS PICAR O SER HUMANO, O MOSQUITO DA DENGUE MORRE?

MITO

O AEDES AEGYPTI VIVE DE 30 A 45 DIAS. UM ÚNICO MOSQUITO PODE COMPLETAR TRÊS CICLOS REPRODUTIVOS, CONTAMINANDO EM MÉDIA 300 PESSOAS.